PROVÍNCIA DO CALVÁRIO

                    HISTÓRICO DA PROVÍNCIA DO CALVÁRIO




No ano de 1911, estando o litoral do Paraná muito carente de assistência religiosa, o então bispo de Curitiba, D. Francisco Braga, dirigiu um convite aos passionistas que residiam na Argentina para que assumissem a missão evangelizadora naquela região.
Atendendo ao pedido, o Superior Geral da Congregação, Pe. Jeremias Angeluci, enviou para esta região três religiosos de nacionalidade italiana, residentes na Argentina, a saber: Pes. Modesto Meschino, Cândido Ghiandoni e Ir. Antônio Leopardi.
No ano de 1912, a pedido do Arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva, o mesmo Superior Geral enviou da Itália os Pes. Geraldo Cortese, Camilo Borgna (fotos abaixo) e Ir. Lucas Garcia Ramirez (mexicano residente na Itália), que se estabeleceram em São Paulo, onde construíram o convento do Calvário (foto ao lado).

                  
                                                                                    






         Pe. Camilo 




                                                                                     
 


                                                                                                              


                                                                                    
Pe. Geraldo                                                                                                                                                                                                                                                                   Em


Em 1913, o Superior Geral enviou outros religiosos destinados para Curitiba, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os religiosos destinados para o Rio Grande do Sul alcançaram o seu destino no ano de 1915.
Estes são os marcos iniciais da presença passionista no Brasil: Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Pinto Bandeira (RS).
Na intenção inicial estava presente o desejo e a determinação para fundar três províncias nos estados citados.
Porém, no ano de 1923, as três fundações fundiram-se numa só e constituiram um Comissariado. (Dizemos comissariado quando é criado um grupo de religiosos que fica sujeito à jurisdição direta do Superior Geral).
No ano de 1923 os primeiro vocacionados do Brasil vestiram o hábito religioso. No dia 25 de janeiro de 1925, o Comissariado foi elevado à condição de Província com a denominação de "Província do Calvário, com sede em São Paulo, SP."
Hoje a Província conta com 67 (religiosos), distribuídos nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba. A Província do Calvário ainda conta com a missão Ad Gentes em Moçambique, África.
Passos da Província do Calvário:
Decreto da Santa Sé: 21/01/1925;
Constituída pelo Conselho Geral: 25/01/1925;
Nomeação do primeiro Superior Provincial: 02/02/1925;
Eleição do Superior Provincial: 16/09/1925.